sábado, 5 de novembro de 2011

Mil perguntas



Um dia cheguei à igreja e disse ao padre: “Quero falar com Deus”. O padre disse-me que de momento ele não me podia atender porque estava numa reunião com os apóstolos. “Volte mais tarde” – disse-me o padre. Eu, indignado com tal desprezo, virei-lhe as costas e fui-me embora... “Mas quem é que Deus pensa que é pra não estar disponível pra mim?” – pensei eu em voz alta.

Voltei à igreja depois do almoço para falar com o nosso Senhor. Já tinha terminado a reunião e ele mandou-me entrar. Eu subi umas 20 mil escadas e fui até ao escritório dele. Então a nossa conversa foi mais ou menos a seguinte:

Deus – Entra meu filho. Que desejais de mim?

Eu – Oh meu Deus! És tão grande!

Deus – É natural meu filho, eu sou o pai de todos.

Eu – Ai és? Então porque é que não nos dás mesada?

Deus – Mas… meu filho…

Eu – Xuuu! Pia baixinho, agora quem vai falar sou eu! Dizem que tu estás em todo o lado, então porque é que eu tive de subir a merda desta escadaria toda, quando podia falar contigo sem sair de casa? Ãh? Onde é que tu estás quando eu preciso de alguém para me abrir a porta de casa, quando chego carregado de compras? Nunca ajudas as velhinhas a subir o passeio da rua… nunca chamas a bófia quando os ladrões assaltam a casa das pessoas… ficas aqui sentadinho o dia todo e nem limpas estas nuvens que estão um nojo! Deves pensar que és o dono do mundo, não?

Deus – Meu filho…

Eu – Eu não sou teu filho, o meu pai não tem a barba desse tamanho.

Deus – Jovem, escuta, muita gente questiona-se sobre a minha existência. Quando as pessoas têm um problema grave tentam sempre procurar-me porque pensam que eu consigo resolver os seus problemas, mas isso não é verdade. Eu só estou aqui para estudar o genoma humano e o seu comportamento, para depois tentar fazer melhor. Percebes?

Eu – Não.

Deus – Qual é a tua dúvida?

Eu – A minha dúvida é simples… Se foste tu que nos criaste, porque é que nós não somos todos bonitos? Eu não tenho nada a reclamar mas tenho pena dos outros.

Deus – Cada um de vós tem uma beleza dentro de si.

Eu – Foste generoso comigo, confesso. Imagino que tenhas começado por criar os ocidentais mas aposto que quando chegaste aos orientais já foi pra despachar, eles são todos iguais... Mas olha uma cena, quanto tempo demoraste para criar o mundo? Deves ter ficado ca coluna torta.

Deus – Eu criei o mundo no sentido figurativo e não no sentido material.

Eu – Isso não faz sentido. E outra coisa, que história é essa da tua mulher, a Fátima, aparecer em Portugal, aos três pastorinhos, e dizer os seus segredos? Por causa disso inventaram uma casa dos segredos e agora toda a gente quer ter um segredo.Tá mal. Ela devia era aparecer agora e fazer algum milagre para salvar este país da crise!

Deus – Estás a confundir tudo, meu filho.

Eu – Já te disse pra não me chamares de filho, és velho demais para seres meu pai!

Deus – Diz-me uma coisa, no meio de mil perguntas, o que é que tu queres saber ao certo?

Eu – Ah, eu só queria saber se Jesus vai continuar muito tempo no Benfica…



 Não falo mais com ele...

Sem comentários:

Enviar um comentário